domingo, 21 de fevereiro de 2010

Viva Zapata.

Bem, estamos já bem adentrados em 2010.
Terminado o curso de História, continuo com as minhas velhas paixões: Bom livros, bons filmes, poesias, etc.

Espero poder lançar aqui mesmo neste blog algumas sugestões de livros e de filmes. Claro que vou sempre opiniar usando o meu olhar de Historiador, que vê em tudo a relação entre permanência, mudança, tempo, interpretações, etc.

Por hora vou lhes falar de um filme que assisti esta semana:
Viva Zápata.
Com atores experientes do cinema americano.

O filme tenta contar um pouco da História de Emiliano Zapata, a partir do ano de 1909, quando um grupo de fazendeiros vão reclamar ao presidente do México, que já estava no cargo a mais de 34 anos. Estes fazendeiros reclamam a perda de suas terras para os oficiais do governo, para a ganância de uns poucos que aproveitavam da inocência e falta de meios para se defender para se tomá-las. Os pobres fazendeiros estavam sendo espoliados de suas melhores terras, só lhe sobravam terras áridas e montanhosas. Entre estes reclamantes estava Zapata. O presidente Porfírio Dias, orienta-os a descobrir os marcos de sua propriedade e fazer que saiam esses invasores.
A revolta se inicia tímida e vai se fortalecendo. No meio da história ficamos conhecendo um pouco sobre Pancho Vila, que se torna outro general da revolução.

No filme, senhores historiadores, vocês verão passagens que mostram um pouco sobre o imaginário popular a respeito de Zapata, e até mesmo sobre Porfírio Dias. E bem se vê que mesmo depois da morte de Zapata, ainda está vivo o ideal revolucionário e a crença popular sobre sua imortalidade, sobre sua capacidade de sair ileso das mais dificéis situações.

Pode-se encontrar também reflexões sobre o uso, a legitimidade, do poder, de como esse poder passa da mão de uma pessoa para outra, de como os governantes que se sucedem no poder mantêm vivos os mesmos vícios e o mesmo descaso com os menos favorecidos.

O filme foi rodado em 1952, tem aúdio em Português, sem legendas. É de aproximadamente 103 minutos. As imagens são de boa qualidade em preto e branco.
Pode ser utilizado para se estudar sobre as revoluções latino americanas, para comparar o corolenismo brasileiro, com a forma de governo de alguns países no início do século XX, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o seu comunicador instantâneo preferido: