sábado, 5 de junho de 2010

Sobre a verdade

Quem poderá dizer algo sobre a verdade, se existe uma verdade ou as verdades, quem poderia dizer não dirá!
Dirá apenas que depende do ponto de vista da pessoa que a diz ou discursa seja por um meio ou outro de transmissão de informação a que chamamos meios de comunicação.

A verdade não está escrita na testa de ninguém, as evidências antes podem levar a uma verdade, não a uma verdade exata matemática.

No passado tivemos muitos exemplos do uso da verdade ou das versões de um fato, tal qual Tiradentes o vilão de vira herói, na passagem da Monarquia para a República. Os republicanos viram em Tiradentes o herói exato, que lutara contra a monarquia pela liberdade. Se fossem os governantes nos dias de hoje monarquistas ou descendentes da monarquia que levara Tiradentes a forca isso não aconteceria.

Os discursos seguem os interesses. Seguem as necessidades.

Cuidado deve ter o professor/historiador que muitas vezes sem maldade alguma passa uma série de contéudos para os seus alunos, como sendo uma verdade imperativa, perfeita, exata... sem possibilidade de engano.

Sem colocar em questão e em discussão os fatos que são expostos...
A verdade não é algo que segue junto com a matemática...

Pensem nisso... O discurso reflete o interesse de alguma pessoa ou grupo que está no poder, ou que convencer alguém sobre alguma coisa...
O discurso é o que legitima alguma ação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o seu comunicador instantâneo preferido: