sábado, 23 de janeiro de 2010

Terra Sonâmbula

A breve resenha abaixo foi feita sobre o livro: " Terra Sonâmbula" do autor Moçambicano Mia Couto.
Eu ganhei esse livro do professor João Ricardo Ferreira Pires, no amigo oculto do final do ano de 2009.
A príncipio na primeira página o livro não mostrou toda a sua graça, foi preciso ler o primeiro capítulo onde foi dando se conhecimento dos personagens e da intensidade da estória do livro.
O livro mistura ficção com realidade. É um romance traçado sobre o pano de fundo dos acontecimentos recentes em Moçambique, sobre a guerra civil, a estruturação política no pós independência. Se derrama em frente a nossos olhos toda a dor, tristeza e esperança deste povo marcado pela guerra, pelas injustiças, pela fome e por doenças.
A história que se desenrola sobre as páginas deste livro se descortina através de dois personagens eixo: Kindzu e Muidinga.

Terra Sonâmbula.
Autor: Mia Couto.
Ed: Companhia das Letras.
Ano: 2009
4a Reipressão.
206 páginas.

Mia Couto esse excelente escritor Mocambicano, nos premia desta vez com esse maravilhoso livro: " Terra Sonâmbula", romance cuja narrativa se passa em Moçambique logó após às guerras da Independência. A guerra é o marcador temporal do livro. Sabemos onde estamos, eo que acontece pelos elementos textuais que distiguem o período colonial onde os Portugueses, senhores da terra administravam e governavam o país. O romance fala das agruras e mazelas da guerra, da destruição, da fomedo estado de desolamento das pessoas. O autor usa de uma certa poesia em seu texto, seguindo o passo dos personagens de sua obra, que transitam pelos cenários da destruição e da miséria, das esperanças de um povo, que mesmo assim com a força total de seus sonhos acredita que o futuro pode ser melhor.
No livro entendemos a situação política e econômica de Moçambique, pais do sudeste africano, banhado pelo Oceano Índico, que tem toda a sua agricultura, pecúria e industrial fragilizadas pela guerra.
Após o processo da independência, resta ao governo que se apresenta, tomar controle da situação. Os bandos ainda estão a solta lutando pelo poder, levando o horror da guerra a todo canto, espalhando o pânico, incutindo o medo na mente das pessoas. Os personagens personagens principais apresentados pelo autor são Tuahir: homem velho que cuida de um "miúdo" encontrado quase morto em um campo de refugiados, cuidado por ele, toma forças e torna-se companheiro de viagem e fuga do campo de refugiados. Não se sabe ao certo o nome do "miúdo". Tuahir dá-lhe o nome de Muidinga, que ao final do livro vamos conhecer seu verdadeiro nome e compreender sua história; já que Muidinga não tem lembranças de seu passado.
No itinerário de fuga encontram um Machimbombo incendiado, que lhes serve de abrigo por uns tempos, onde encontram uma mala com 11 caderninhos, que contém a história de um personagem misterioso chamado Kindzu. Este narra os acontecimentos de sua vida e o seu caminho em buscar de Gaspar, o filho de sua amada, que se encontra refugiada em um navio encalhado, em um grande banco de areia. Esta mulher é Farrida que viemos a saber que é irmâ gêmea da mulher do admistrador de Matimati, uma vila próxima.
Estes caderninhos de Kindzu váo sendo lidos aos poucos por Muidinga, trazendo a luz um pouco da realidade vivida pelos moçambicanos, no pós-independência, mostram as fragilidades do governo que tenta se impor, as misérias e as fomes, a corrupção, o desvio de alimentos e ajudas humanitárias, enfim um retrato cruel da sociedade moçambicana, especialmente da parcela mais pobre da população.

O livro é escrito em Português de Portugal, e traz expressões da cultura moçambica, da sua religiosidade, dos costumes e crenças, modos de falar, pensar e agir, etc.
Vale a pena ser lido pela qualidade da narrativa, pela beleza da história e pelo cuidado literário do autor.

Entendamos e conheçamos mais um pouco das diferentes culturas que existem no mundo; o vocabulário, as crenças, o folclore, as esperanças e tristezas de um povo que apesar de sofrido e maltratado luta para sobreviver e ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o seu comunicador instantâneo preferido: