sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Gripe Suína, gripe de lucros.

O que tenho acompanhado pelos noticiários é que a gripe suína(H1N1) é letal e que se transformou em um pandemia.
Pede-se a toda hora que se tome cuidados elementares relativos a higiene e se cuide para não entrar em contato com pessoas contaminadas. A mídia seja ela impressa, eletrônica, visual, auditiva tem feito apenas alarmar a população e se percebe pouca profundidade no trato do assunto.
São apresentados dados de pessoas que contrairam a doença em todo o mundo e divulgado os óbitos. Não tenho visto, por outro lado, dados qualitativos e comparativos deste surto de gripe suina com a gripe comum.
Tenho visto dados da Organização Mundial da Saúde e de laboratórios vorazes que lançam sua "pseudo-preocupação" de que os estoques de medicamentos que são a base do tratamento desta "Peste Mundial" estão baixos, que os governos não estão se preocupando o suficiente, que não estão se preparando para combatê-la e estão deixando a população em geral desprotegida.
No meio desse "tiroteio" de informações estão as pessoas comuns vitimadas pelo aumento do preço do álcool em gel, dos papéis descartavéis, da incerteza, de um certo pânico, e de muita desinformãção que a mídia"burra" tem ventilado.
Eu tenho as minhas dúvidas sobre a fatalidade desse vírus, da idoneidade da organização mundial da saúde, da isenção das opiniões dos ricos laboratórios que produzem os medicamentos. Imagino que alguém esteja ganhando com a desgraça dos outros.
A mídia e principalmente, a mídia tem sido os veiculadores dessa enormidade de posições, de intenções e más intenções... o que a mídia então poderia fazer a respeito?
Poderia pensar sobre o efeito de notícias que não são tratadas com qualidade, com profundidade, com seriedade...
Será que a mídia é isenta, imparcial, democrática, etc?
Enquanto os espaços publicitários forem vendidos, patrocinados,alugados, é isso que acontecerá. Isso decerto não mudará nunca...
Quem consegue colocar na cabeça das pessoas uma ideologia, um conjunto de idéias ou crenças dominará o mundo... Se penso existo, se eu acredito posso mudar, posso fazer a vontade de quem me convence.
Pensem nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o seu comunicador instantâneo preferido: